ACUPUNTURA | TRATAR O SER HUMANO

A Acupunctura é um dos principais instrumentos – juntamente com a Fitoterapia, Moxabustão, Tui-Na (Massagem e Osteopatia Chinesa), Ventosoterapia  – de um antiquíssimo sistema de medicina, conhecido por MEDICINA TRADICIONAL CHINESA.

Este sistema é um dos muitos sistemas médicos tradicionais que resistiu ao predomínio do modelo médico ocidental.

Com base em fontes antigas, foi sendo sempre objecto de estudo, avaliação e experimentação clínica ao longo de mais de mil anos, tendo tratado e curado triliões de pessoas.

É indubitável o histórico da acupuntura enquanto tratamento de saúde.

A acupuntura tradicional difundiu-se um pouco por todo o mundo.

Para o acupuntor, a doença não pode ser compreendida em termos de patologia de órgãos isolados.

A Medica Tradicional Chinesa nunca considerou a mente e corpo separadamente e coloca o diagnóstico do paciente no âmago do seu processo de tratamento.

Aquilo que o acupuntor procura, quando examina o doente, são os “modelos de desarmonia” causados por sintomas que afligem o paciente.

Actualmente a acupuntura é cada vez mais “elogiada” pelo seu elevado sucesso na capacidade de tratamento da dor.

Um paciente poderá consultar um acupuntor devido a um sintoma que se expresse através da sua condição psicológica, como por exemplo depressão ou ansiedade, ou apenas devido a um sintoma de ordem física.

Os seres humanos têm extraordinários poderes de recuperação.

A natural disposição do corpo, da mente e do espírito para regressarem a um estado de equilíbrio é conhecida como homeostasia. Um dos objectivos do acupuntor é auxiliar nestas funções homeostáticas.

Como trata a acupuntura o Qi (energia) de um paciente?

“Os meios através dos quais o homem é criado, os meios através dos quais a doença ocorre, os meios através dos quais a doença surge: Os doze meridianos são a base de qualquer teoria e de qualquer tratamento.” (Nei Jing)

Benefícios da Acupuntura no Corpo e na Mente

A acupuntura sendo uma técnica milenar  ajuda no tratamento dos problemas do corpo e da mente.

Os chineses acreditam que o corpo e a mente necessitam de estar em equilíbrio para o organismo funcionar correctamente.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura afeta a força vital chamada Qi.

Mais de 2000 pontos de Acupuntura no corpo são conectados por meridianos, ou caminhos, através do qual a energia deve passar livremente para melhorar o bem-estar. Distúrbios neste fluxo resultam em doenças e disfunções.

O estímulo de certos pontos de acupuntura promove a libertação de hormônios neurotransmissores, como a endorfina e a serotonina, ambas responsáveis pela sensação de bem-estar.

A acupuntura regula e normaliza as funções orgânicas, restabelecendo o funcionamento correto do organismo.

Onde poderá atuar eficazmente a acupuntura?

1. Tratamento de dor crónica

Numa recente análise publicada na conceituada revista científica Archives of Internal Medicine, pesquisadores concluíram que acupuntura tem um efeito definitivo na redução de dor crónica, como dor nas costas e dor de cabeça – mais do que tratamentos padrão para a dor.

O estudo revelou um efeito “claro e robusto” da acupuntura no tratamento de:

– Dor nas costas

– Dor no pescoço

– Dor nos ombros

– Osteoartrite

– Dor de cabeça

– Distensão muscular

– Dor cervical

– Espondilose cervical

– Dor lombar

– Ciática

– Dor no joelho

– “Cotovelo de tenista” (…entre outros sintomas)

2.Depressão

3. Ansiedade

4. Insónia

5.Sequelas de AVC

– AVC – sequela: perda da força muscular

– AVC – sequela: desvio da boca e paralisia da fala

– AVC – sequela: dificuldade de articular palavras

9. Dependências Químicas

– Tabaco

– Drogas

– Desintoxicação de álcool e tabaco

10. Afecções do Estômago e Intestinos

– Dor abdominal

– Cólica estomacal

– Cólica intestinal

– Espasmo gastrointestinal

– Soluços

– Náuseas e vómitos,

– Diarreia

– Hiperacidez no estômago

– Gastrite crónica

– Úlcera, cólon irritado

– Enterite (inflamação bacteriana no intestino)

– Hemorróidas

11. Afecções dos Rins

– Cólica renal
– Calculo renal
– Retenção urinária traumática
– Incontinência
– Infecção urinária recorrente

12. Afecções do Sistema Circulatório

– Síndrome de Raynaud (mãos e pés frios)
– Flebite
– Dor em tromboangite
– Excesso de gordura no sangue

Tradicionalmente a acupuntura foi utilizada para tratar todo o espectro de doença: doenças físicas e psicológicas, agudas e crónicas.

Apresentámos acima as mais frequentes.

Quanto tempo deverá durar um tratamento?

Serão vários os factores a ter em conta neste ponto, nomeadamente: o facto de a doença ser crónica ou aguda, de o Qi constitutivo da pessoa ser relativamente saudável, de os desequilíbrios serem graves, de o diagnóstico do acupuntor estar correto e de haver factores na vida do paciente que exacerbam a sua doença.

Se os sintomas são agudos, o tratamento poderá ser mais frequente, se forem crónicos poderão ser ligeiramente mais espaçados. Esta fase continua até os sintomas terem melhorado significativamente. Assim que o paciente melhora, a frequência dos tratamentos diminui.

Geralmente, espera-se que o paciente mostre melhorias dentro dos primeiros três a quatro tratamentos, embora possa levar mais tempo se a doença for grave, ou se já estiver presente há muito tempo.

Assim que o paciente melhora, normalmente é atendido no inicio de cada estação.

A capacidade que o acupuntor tem de diagnosticar e tratar disfunções muito antes dos sintomas se manifestarem torna a acupuntura numa extraordinária e eficaz forma de medicina preventiva.

A acupuntura no passado, presente e futuro

A arqueologia prova que a acupuntura tem sido praticada há pelo menos 5 mil anos.

No presente temos a Acupuntura difundida por grande maioria dos países do mundo.

No futuro garantimos, pelo menos em Portugal uma prática honesta com a nova regulamentação das  Terapêuticas Não Convencionais.

Apresentamos-lhe as melhores práticas de Acupuntura.

Doutor Fábio Bazílio

Diretor Técnico – Terapêuticas Não Convencionais na Zen Concept Clinic ®