A acupuntura oferece inúmeros benefícios, sendo o seu uso mais comum o alívio de dores e o tratamento de algumas doenças físicas. Mas existem também protocolos de tratamento usados com elevada eficácia em espectro emocional, direcionando a acupuntura para ansiedade, depressão, burnout.
A acupuntura tem como principal objetivo restaurar o equilíbrio dos chamados canais meridianos.
A Medicina Tradicional Chinesa considera que o corpo possui uma energia vital, Qi.
Quando ocorre a manifestação de sintomas a nível físico, emocional, mental e energético, são causados pelo desequilíbrio dessa energia. Quando o corpo e mente se encontram em perfeito funcionamento, o Qi flui através dos canais meridianos, que estão localizados em pontos diversos do corpo.
Em muitas situações da nossa vida o Qi fica congestionado em diferentes meridianos, levando a doenças. Esse congestionamento dos canais meridianos e consequente bloqueio do Qi pode ter uma variedade de causas, entre elas o stress, traumas físicos, genética, alimentação inadequada, falta de exercício físico. etc.
A acupuntura é reconhecida como uma ciência médica pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e há muito embasamento científico por trás da complexa energia Qi.
O papel da acupuntura é desbloquear esse fluxo de energia e tratar a verdadeira fonte do problema, seja ele puramente físico ou de ordem emocional. As agulhas estimulam o sistema nervoso, que reage produzindo substâncias químicas, as quais podem ser analgésicas para as dores, estimulantes, ou relacionadas a emoções como a felicidade e bem-estar.
Ao cuidar da sua saúde está a cuidar da sua energia.
“Atualmente a acupuntura tem uma elevada adesão por parte dos nossos pacientes, dada a sua extraordinária complementaridade na recuperação de processos de saúde do espectro emocional.”
Visite-nos!
Saiba mais e viva melhor.
Fábio Bazílio – Especialista em Medicina Tradicional Chinesa.
De segunda a sexta-feira na Zen